segunda-feira, 14 de novembro de 2011

PALAVRAS ALADAS, MISTICISMO NO MEU POVO MARAGUÁ


               As palavras que voam e dão formas a seres emplumados gigantescos estão no intimo da cultura do povo indígena Maraguá. Um povo indígena que habita o território Maraguapajy, o país dos maraguá, localizado no rio Abacaxis, Amazonas e falantes de um dialeto que mescla aruak e nhengatu.
        As palavras ali voam e nesse sentido criam formas conforme vão saindo da boca do morõgetánhe~gaçara, o tradicional contador de historias de assombração, na essencial sessão de historias contadas ao pé da fogueira e dentro da mirixawaruka, a casa do conselho, onde anciãos deitados nas redes são rodeados por mulheres e crianças atentas as narrativa em que se revezam. Tudo isso no nobre horário das seis horas da tarde. Sessão que pode demorar horas, conforme a quantidade de historias.
             Historias de assombração é marca na cultura dos maraguá, índios que tem o apelido regional de “o povo das historias de assombração” E o que faz justiça ao nome são as muitas historias de seres alados devoradores de alma de gente, como o famigerado kãwéra - inimigo mortal dos maraguá em sua religião tradicional.
       Assim são os Maraguás e suas historias. A vida e o cotidiano nas aldeias são repletos de magia trazidas pelas contações das historias aladas.



 yaguarê yamã
escritor, professor, ilusrador e geografo
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário