Literatura Indigena / Guatiaçáwa tapuya

                             

                LITERATURA INDÍGENA BRASILEIRA E SEUS AUTORES

Por Yaguarê Yamã

              
                   A "LINBRA" -  Literatura Indígena Brasileira deixou de ser unicamente uma literatura oral para ser uma literatura escrita, e contradizendo a muitos intelectuais, existe e está ativa já a algumas décadas.  O que no inicio vingou com professores de aldeias e comunidades ajudados por entidades para publicação nas linguas maternas, evoluiu para uma literatura sofisticada, apurada e rentavel no mercado literario nacional, num constexto até pouco tempo inimaginavel, visto que era tido como uma literatura inesistente e cujos autores nunca poderiam se destacar no cenario nacional e internacional.
                O movimento "Nova Literatura Indigena"  baseado no mercado editorial teve seu processo iniciado a partir dos primeiros livros de Daniel Munduruku, o qual se seguiriam autores como Olivio Jekupé, Kaká Werá Jekupé, Yaguarê Yamã, Kanatio Pataxó, Rene Kithaulu, Ailton Krenak, Eliane Potiguara, Marcos Terena e posteriomente Roni Wasiry Guará, Tiago Haki'y, Cristrino Wapixana, Elias Yaguakãg, Graça Grauna, Sulamy Katy, Kerexu Mirim, Lia Minapoty, Ely Makuxi entre outros.  Assim como ilustradores de destaque como Uziel Guaynê, Yaguarê Yamã, Elias Yaguakãg, Cleomar Tahuare e Sbel.
                Esse movimento tem tido seu cenario brasileiro dentro da entidade artistica-literaria NEARIN - Nucleo de Escritores e Artistas Indigena do Brasil, sediada no Rio de Janeiro cujo evento de encontro de escritores e artistas está em sua setima edição
                 É um movimento real e bem difundido graças a produção de qualidade valorizada pelas varias editoras no Rio, Rio Grande do Sul, São Paulo e Amazonas, e seus leitores fieis.
                 Cada vez mais angariando adeptos, fãs e colaboradores, o movimento da "Nova Literatura Indigena" tem como objetivo levar o mundo ou os mundos indígenas para dentro da sociedade brasileira de uma meneira crescente e influente, mas sem o perigo do preconceito. A valorização das culturas e das maneiras de pensar o mundo é fundamental para que o Brasil evolua sem o esterioptipos ainda usados mas que tendem a desaparecer.
                  Se vê nesse movimento um outro movimento, que não é o politico nem o de militancia radical, mas que acredita na paz e num Brasil de culturas polarizadas, valorizando os povos nativos e dando a eles voz e vez na sociedade atraves da literatura e de palestras onde os temas mais apreciados são a paz, o convio igual e a valorização das culturas indigenas.
                 Assim, o movimento conquista não só uma parte da sociedade, como o Brasil num todo, inserindo o conhecimento e o pensamento indigena na alma dos leitores não-indigenas, e o que não se conhecia, era tipo esteriotipado, tratado com preconceito, entre outras faltas de conhecimento, passa a ser valorizado, enraizado e vinculado a sociedade. Os povos Indígenas passam a ser conhecidos da melhor maneira: sem medo e sem preconceito.
               

                                            Esta é a cara da literatura indigena brasileira. 

                                      LISTA DE ESCRITORES INDÍGENAS NO BRASIL


AILTON KRENAK
Lider do povo Krenak, o escritor Ailton é um dos iniciadores do
chamado Movimento Indigena Brasileiro de tematica politica.


TIAGO HAKI'Y
Nascido na vila Freguesia do Andirá, as margens do rio Andirá, o poeta e escritor Carlos Tiago
Haki'y é tataraneto do tuxawa Crispim de Leão, o maior heroi Sateré da guerra da Cabanagem.
Mora atualmente em Barreirinha ond trabalha como subsecretario de cultura.

DANIEL MUNDURUKU
Natural de Belem do Pará, Daniel é o principal representante do seguimento
literario indigena brasileiro. Autor de dezenas de livros, é escritor premiado
nacional e internacionalmente. Vive na cidade de Lorena, SP.



ELIANE POTIGUAR
Escritora de origem paraibana, vive a muito tempo no Rio de Janeiro, uma das mais atuantes mulheres indigena no movimento. Autora do livro: Metade cara, metade mascara.


ELY MACUXI
Filho do povo indigena Makuxi, Eli mora e trabalha em Manaus-AM. Professor, atua na politica local e um dos mais destacados oradores indigenas na atualidade.

CRISTINO WAPIXANA
Mora atualmente no Rio de Janeiro, onde atua como coodenador do NEARIN - nucleo de escritores e artistas indigenas. É autor de "A onça e o fogo"


RONY WASIRY GUARÁ
Filho do povo indigena Maraguá. Wasiry é escritor, ilustrador e artesão indigena. Mora atualmente em Boa Vista do Ramos-AM, onde é professor. É casado com Neide com quem tem dois filhos.

UZIEL GUAYNÊ
Maraguá nascido na aldeia Yãbetue'y, Guaynê é ilustrador e artista plastico. Ativista indigena. Tambem fez enfermagem. É ilustrador dos livros: As pegadas do Kurupyra, Wirapurus e Muirakitãs, Formigueiro de Mirakãwéra e Historinhas Marupiaras

ELIAS YAGUAKÃG
Nasceu na aldeia Yabetue'y do povo Maraguá. Elias, alem de escritor, é grande artesão e ilustrador de grafismos maraguá. Grande incentivador da cultura do seu povo, Elias é autor de Historinhas Marupiaras, e As aventuras do menino Kawã.

LIA MINAPOTY
Nascida na ladeia Yãbetue'y, Minapoty é uma das jovens lideranças das mulheres maraguás. Lia Minapoty é autora do livro "Com a noive veio o sono" pela editora LEYA e de "A arvore de carne" da editora Tordesilhas.

OZIAS YAGUARÊ YAMÃ
Maraguá por parte de mãe e Sateré por parte de Pai, Yaguarê nasceu na aldeia Yãbetue'y, no Amazonas. Escritor, Geografo, professor e Ilustrador, Yaguarê é autor de dezessete livros sendo um dos pricipais escritores indigenas na atualidade.

OLIVIO JEKUPÉ
Natural do Paraná, Jekupé é indigena Guarani. Um dos principais
escritores da literatura indigena brasileira. Autor de diversos livros.
Mora atualmente com a familia na aldeia Kurukutu, SP

GRAÇA GRAUNA
Escritora e doutora em educação, Graça Grauna é indigena do povo Potiguar
do estado da Paraiba. Mora em Pernambuco e atua como importante vinculo
a luta das mulheres indigenas no Brasil

CREOMAR TAHUARE
Indigena das Etnias Umutina e Irantxe, Tahuare é artista plastico e ilustrador.
Mora no Mato Grosso e é uma das personalidade atuantes no
NEARIN,  o nucleo de escritores e artistas indigenas.






KAKA WERÁ
É escritor e ativista indígena de origem tapuya. Nasceu em São Paulo e atualmente, após morar com os guaranis, vive atualmente na cidade de Itapecerica da Serra. SP, onde atua como presidente do Instituto Arapoty. Conhecido em nível nacional e internacional. É autor de vários livros de temática indígena e ambiental.
 



MARCELO MANHUARI MUNDURUKU

O mais novo escritor indígena conhecido no Brasil. Lançou o livro "A cidade das águas profundas" no Salão do Livro Infantil e Juvenil, no Rio de Janeiro, em 2013. É uma das lideranças do povo mundurucu em Mato Grosso.




JUVENAL PAYAYÁ

Lider indigena do povo Payayá, da Bahia. Nasceu em Utinga. Mora atualmente em Salvador. É autor de Romances.



ELY MACUXI

Eli Ribeiro Macuxi é professor e ativista indigena e sidicalista do estado do Amazonas.
Descendente do povo Macuxi, de Roraima, é autor de dezenas de textos e participação de revistas e jornais.
Escreveu "Ypaty, o curumim da selva", pela editora Paulinas.



LUCIANA VÃNGRI KAINGÁNG

Morando atualmente no Rio de Janeiro e casada, Luciana é filha do povo Kãingang, nascida
 no Rio Grande do Sul.
Artista plastica e especialista de grafismos de seu povo, luciana tambem é escritora, coautora junto
com Mauricio Negro, do livro Joty, o tamanduá, pela editora Global.



RENE KITHAULU

Indio dos mais capacitados na arte da construção de casas tipicas. Rene Kithaulu
nasceu em Mato Grosso em 1971. Por algum tempo viveu longe de seu
povo Nambikwara, época em que morou em Sao Paulo, mais precisamente
entre os indios  guaranis, onde casou-se e tornou-se pai de sete filhos. De volta ao Mato Grosso,
 desde entao pouco teve contato com o mundo exterior e com o movimento da literatura indigena,
movimento este que ajudou a criar no tempo que vivia em São Paulo, na companhia de
Daniel Munduruku e Yaguarê Yamã. É autor de Iraksu, o menino criador.